(Programas que uso em meu computador).
» Compactador/descompactador de arquivos de código aberto.
» Descompacta .7z, .AR, .ARJ, .BZIP2, .CAB, .CHM, .CPIO, .CramFS, .DMG, .EXT, .FAT, .GPT, .GZIP, .HFS, .IHEX, .ISO, .LZH, .LZMA, .MBR, .MSI, .NSIS, .NTFS, .QCOW2, .TAR, .RAR, .RPM, .SquashFS, .UDF, .UEFI, .VDI, .VHD, .VMDK, .WIM, .XAR, .XZ, .Z e .ZIP.
(Há um fork com melhorias para o Windows 10 e 11.)
Link: Site do projeto
» Player de música com conversão de formatos, baixo uso de recursos e uma boa gama de funções. (Faz até stream do Google Drive.)
Link: Site do projeto
» Ferramenta criada para localizar pastas e arquivos instantâneamente, funcionando através de um serviço em segundo-plano assim como o Windows Search, porém de forma mais eficiente e com baixo uso de recursos. Indispensável para computadores sem SSD. [1]
Link: Site do projeto
» Transcoder para converter vídeos de um formato para o outro. Possui suporte para o NVENC da Nvidia e Quick Sync da Intel para agilizar conversões.
Pode ser utilizado para adicionar legendas em vídeos que estão em formatos que não suportam legendas incorporadas.
Link: Site do projeto
» Visualizador de imagens muito leve e que abre mais rápido que o visualizador do Windows 10.
Link: Site do projeto
» Melhor gerenciador de senhas. É open-source, não é baseado em nuvem, não depende da internet, funciona em múltiplas plataformas, conta com três tipos diferentes de criptografia e possui integração opcional com o Chrome e Firefox. O arquivo criptografado usado para guardar as senhas pode ser salvo no Google Drive, Outlook e outras plataformas para ter acesso às senhas em vários dispositivos e não ter risco de perda.
Link: Site do projeto
» Editor de texto que assim como o Paint.NET é um upgrade para o programa que já vem no sistema operacional por padrão. Abre rápido, possui syntax highlighting para várias linguagens por padrão, converte TABs para espaços e vice-versa, possui auto-preenchimento básico, suporta plugins, conversão de charsets e espaços/tabs e aceita expressões regex.
Link: Site do projeto
» Um programa de código aberto para fazer lives e gravar vídeos que funciona com várias codecs e tem suporte para o NVENC da Nvidia. É o que a maioria dos streamers da Twitch usam, junto com o XSplit.
Link: Site do projeto
» A ideia da Oracle a partir do Java 11 é que os usuários não precisem mais baixar o JRE e os programam incluam os binários necessários do Java no programa, funcionando de fórmula modular.
Porém nem todos programas incluem a última versão do Java - outros incluem só a versão 32 bits - e versões do OpenJDK podem ser baixadas ao invés do JRE 1.8 para rodar programas feitos em versões antigas (depende do programa) e ter todos os benefícios das versões mais novas (como garbage collector melhor), sem precisar criar uma conta de desenvolvedor no site da Oracle para baixar o Oracle OpenJDK. Serve para o MultiMC.
Link: AdoptOpenJDK, Amazon Corretto, Eclipse Adoptium, IBM Semeru, RedHat
» Editor simples de imagens, porém leve, com suporte a transparência, plugins e inicialização rápida.
Link: Site do projeto
» Alternativa para a transferência de arquivos do Windows. Por algum motivo é mais rápido do que a cópia do Windows, e dá para verificar arquivos baixados. É outro programa bom para PCs lentos e sem SSD.
Link: Site do projeto
» Ferramenta para compartilhar arquivos, encurtar URLs, gravar pequenos vídeos, capturar imagens e fazer anotações, podendo fazer upload para sites de hospedagem quase que instantâneamente, recebendo o link de compartilhamento na área de transferência. Alternativa ao Win+Shift+S.
Link: Site do projeto
» Melhor AdBlocker(Bloqueador de anúncios) existente no momento. Baixo uso de memória e CPU e menor impacto no carregamento de páginas ao compará-lo com outras extensões. Com o uso de scripts do Greasemonkey é possível utilizá-lo até em sites que impedem o uso de bloqueadores.
Link:
Google Chrome
Microsoft Edge
Mozilla Firefox
» Programa com interface de linha de comando para baixar vídeos não só do YouTube, mas também de vários outros sites. Se você utiliza Linux ou tem o WSL(subsistema Windows para Linux) instalado é possível criar scripts para separar playlists em pastas diferentes, converter os vídeos para outros formatos ou fazer qualquer outra tarefa. Também pode ser usado como biblioteca no Python.
(Existem projetos de interface gráfica para o youtube-dl.)
Link: Site do projeto
(Programas que eu não usaria de jeito nenhum em meu computador).
» O Opera costumava ser um navegador independente, mas após ele ter sido vendido para o grupo de investidores chineses que detém o Qihoo 360 ele se tornou mais um navegador genérico que utiliza o código-fonte do Chromium(fork do Google Chrome) como base lotado de funções e uma VPN, que sendo gratuita provavelmente deve lucrar com a venda de informações. Também não recomendo o navegador pelo fato da Opera Software ter parceria com a Cxense ASA, uma empresa de análise de conteúdo e publicidade.
Grande parte dos desenvolvedores do Opera clássico saíram da Opera Software e se envolveram na criação do navegador Vivaldi após a compra do navegador.
» Programas da Ashampoo: são desnecessários, o "limpador" de registro deles acaba ferrando com o "abrir com" da shell do Windows, atalhos da barra de tarefas e programas que são abertos ao iniciar o Windows, o "atualizador" de drivers pode acabar substituindo drivers novos por antigos por ter o banco de dados desatualizado e o "acelerador" de internet é placebo, mudar o tamanho mínimo dos pacotes TCP não fará diferença significativa alguma nos dias de hoje (na verdade a opção existe para evitar perda de pacotes) e pode acabar piorando. Ter programas da Ashampoo instalados só fará o computador gastar tempo abrindo eles ao ligá-lo e você terá menos RAM disponível para os outros programas.
» IOBIT: são tão ruins quantos os programas da Ashampoo e talvez piores por fazerem mineração de dados, o desfragmentador ser ineficaz em relação ao do Windows e por terem roubado o banco de dados do Malwarebytes! ao criarem o próprio antivírus.
» Glary, Wise e Wondershare: O mesmo problema dos programas da IOBIT e Ashampoo.
» Os dois possuem anúncios e o uTorrent já foi alvo de críticas por minerar bitcoins em computadores de usuários desprecavidos que não cuidaram ao instalar/atualizar o programa e cederam autorização. Desde lá o programa tem má fama em fóruns e trackers privados. O melhor é não baixar torrent algum por conta dos inúmeros downloads falsos espalhados pela internet, mas para casos específicos em que é preciso usar torrent para achar algum conteúdo perdido na internet - ou se você souber o que está fazendo - o qBittorrent, o Transmission, o Deluge e o Halite - ou até o uTorrent antigo (2.2.1) - são melhores alternativas.