Testando o site
Testando o site, para ver como ele está ficando.
Construído com Pelican e GitHub Actions, o tema Pelican Boostrap foi utilizado como base. Diversas modificações foram feitas para adaptar o site para dispositivos móveis.
Para comentários, o sistema Giscus foi escolhido. Nele todos os posts abrem um issue em um repositório no GitHub, e todos os comentários são feitos em cima de cada issue. A vantagem com esse sistema é que se algum dia ele deixar de existir os comentários não serão perdidos. E por ele ser open-source e poder ser hospedado por conta própria, tudo poderá ser reimplementado sem dificuldade em caso de falha.
Eu estou contente com o gerador do Pelican.
Minhas únicas ressalvas são não poder executar código em Python - para, por exemplo, extrair uma informação da internet, e jogá-la para um template, e não conseguir adicionar arquivos estáticos que usem informação dos templates ao resultado final. Porém já sei maneiras de contornar as duas limitações.
-
Uma é criando postagens em uma categoria oculta, já que todas as postagens ficam na pasta raíz, independente da categoria que escolher.
-
Outra é adicionando os arquivos em uma das pastas do STATIC_PATHS e usando EXTRA_PATH_METADATA para escolher o caminho. Porém dessa forma perde-se acesso aos templates.
-
Outra é usando outro toolkit de criação de sites em Python, como Flask, com o plugin "Frozen Flask", para fazer a extração de dados da internet, pôr informações dinâmicas no site, e no fim, salvar em uma pasta estática.
Mas acho que é ainda é possível fazer o que eu quero - sem gambiarras, escrevendo plugins para o Pelican. Com o tempo vou descobrindo.
Simples e extensivo, vou me dar bem com ele.
20 de fevereiro de 2025 | Preço do Bitcoin: $98.296,12 | Bloco atual: 884632 |
Emphasis
This is bold text
This is bold text
This is italic text
This is italic text
~~Strikethrough~~
Blockquotes
Blockquotes can also be nested...
...by using additional greater-than signs right next to each other...
...or with spaces between arrows.
Lists
Unordered
- Create a list by starting a line with
+
,-
, or*
- Sub-lists are made by indenting 2 spaces:
- Marker character change forces new list start:
- Ac tristique libero volutpat at
- Facilisis in pretium nisl aliquet
- Nulla volutpat aliquam velit
- Very easy!
Ordered
- Lorem ipsum dolor sit amet
- Consectetur adipiscing elit
-
Integer molestie lorem at massa
-
You can use sequential numbers...
- ...or keep all the numbers as
1.
Start numbering with offset:
- foo
- bar